Monday 1 October 2012

John, James ou Justin: Quem será o próximo Arcebispo de Cantuária?

John Sentamu
A Igreja Anglicana poderá ter de ficar sem líder durante várias semanas, uma vez que a comissão encarregada de designar o sucessor do Arcebispo de Cantuária chegou ao fim da sua reunião sem acordo.

A Crown Nominations Commission, composta por padres, bispos, leigos e representantes da vida política, tinha três dias para apresentar dois nomes ao Governo, que depois as apresentaria à Rainha, que tornaria oficial escolha.

Regra geral o primeiro nome seria escolhido, havendo a possibilidade, contudo, de Isabel II optar pela segunda hipótese.

Mas ao fim dos três dias de reuniões, que decorreram num local secreto, a CNC não conseguiu chegar a um consenso. Segundo o jornal Sunday Times apenas se chegou a uma lista de três nomes que são:

Graham James
John Sentamu, de 63 anos, actual arcebispo de York.
Graham James, de 61 anos, actual bispo de Norwich.
Justin Welby, de 56 anos, actual bispo de Durham.

Sentamu é uma das figuras mais carismáticas da Igreja Anglicana. Nascido no Uganda é tradicionalista nas questões morais e tem sido uma das vozes mais firmes contra o “casamento” homossexual.

James, por outro lado, é uma figura mais apagada e vista por alguns como sendo demasiado liberal. O próprio foi citado a dizer que ia rezar para que outro fosse incumbido dessa responsabilidade.

O terceiro candidato seria a carta fora do baralho. Bispo há menos de um ano, tem apenas 56 anos e fez carreira na indústria petrolífera antes de se tornar clérigo. Justin Welby seria ainda uma escolha surpreendente por causa da sua idade.

Justin Welby
Tradicionalmente os bispos são obrigados a avisar as suas dioceses três meses antes de abandonarem a função. Isso significa que o próximo Arcebispo de Cantuária apenas poderá ocupar-se do cargo depois de Janeiro, dependendo de quando for feita e anunciada a escolha, deixando o posto vazio durante algumas semanas, uma vez que Rowan Williams abandona no dia 31 de Dezembro para se dedicar a uma vida académica na Universidade de Cambridge.

O próximo Arcebispo de Cantuária, seja quem for, terá uma tarefa praticamente impossível de garantir a unidade da Comunhão Anglicana a nível mundial. Os anglicanos estão fortemente divididos entre conservadores e liberais, com diferentes visões e entendimentos sobre o papel da tradição, das sagradas escrituras e de questões morais.

Filipe d'Avillez

No comments:

Post a Comment

Partilhar