Tuesday 19 February 2013

Gianfranco Ravasi

Nascido: 18 de Outubro de 1941, Lecco, Itália
Ordenado padre a 28 de Junho de 1966 e bispo a 29 de Setembro de 2007
Continuamos a conhecer alguns dos cardeais que vão participar no conclave em Março. Depois de Angelo Scola olhamos para outro italiano mencionado como "papabile".

O Cardeal Ravasi tem sido uma estrela em ascensão nos últimos anos no Vaticano e Bento XVI tem dado provas continuadas de confiança nele, ao ponto de o ter escolhido para pregar o seu retiro quaresmal o que, dado o anúncio da sua resignação, colocará o cardeal bem no centro das atenções.

Ravasi tem-se tornado a grande figura da Igreja no diálogo com a cultura. Pode-se dizer que está para a Igreja Universal como o padre José Tolentino Mendonça para a Igreja portuguesa, pelo menos por enquanto... Ou seja, é um homem de cultura e erudição invulgares, com uma oratória cativante e apaixonante que é aceite e respeitado em meios tradicionalmente mornos ou mesmo hostis à Igreja.

Aos 70 anos este italiano enquadra-se na idade que muitos cardeais estão a dizer que querem para o futuro Papa.

Contudo, apesar de ser uma das figuras mais mediáticas da Igreja actualmente, Ravasi não deverá ter grandes possibilidades de ser eleito Papa. Para começar há indícios de que não é unânime entre os cardeais italianos, cujo apoio seria fundamental ter. Há, também, alguns que consideram que a sua ascensão tem sido um bocado rápida de mais e é-lhe apontada alguma falta de experiência, sobretudo pastoral mas mesmo dentro da cúria romana, uma vez que praticamente só desempenhou cargos ligados à cultura.

Em português estão editadas pelo menos cinco obras suas: “Breve História da Alma”, “O que é o Homem”, “Via Sacra no Coliseu com Bento XVI”, “Um Mês Com Maria - 31 Imagens Bíblicas” e “Os Rostos de Maria na Bíblia”.

No comments:

Post a Comment

Partilhar