Monday 25 March 2013

Dois papas juntos?

Todos terão ficado impressionados, como eu, com o encontro de "dois Papas" no passado fim-de-semana, em Castel Gandolfo.
Há muitas pessoas que contestam o título "Papa emérito", mas até surgir uma indicação diferente por parte do Vaticano é esse o título de Bento XVI e por isso, de facto, encontraram-se dois Papas.

Mas será a primeira vez? Mais ou menos!

Esta fotografia mostra o Papa João Paulo II com o Papa Shenouda III, dos Coptas-ortodoxos.

O líder dos coptas, actualmente Tawadros II, também tem o título Papa, o que não implica de modo algum uma "concorrência" com o Papa dos católicos. Neste caso é apenas o título, como Patriarca. Como se sabe, Papa vem do grego para Pai e é assim que os coptas encaram o seu patriarca. Ninguém pretende insinuar que os papéis dos dois "papas" sejam comparáveis, e a Igreja Católica não contesta a utilização do título por parte do Patriarca de Alexandria, uma antiquíssima e venerável sede apostólica.

É só uma curiosidade, claro, mas a verdade é que em bom rigor o encontro entre "dois papas" não é tão inédito como possa parecer!

Já agora, para quem quiser saber mais sobre os coptas, actualizei o texto "Quem são os Coptas?", com o nome do novo "Papa" deles.

João Paulo II com Shenouda III, no Egipto

No comments:

Post a Comment

Partilhar