Tuesday 12 March 2013

Fumo negro e entronização no Egipto

Uma das imagens do dia... um peregrino a rezar em São Pedro
Como se esperava, saiu fumo negro da chaminé da Capela Sistina neste primeiro dia de votações. Amanhã há mais! Atenção por volta das 09h30, 11h00, 16h30 e 18h00, ou por aí…

Quer isto dizer que a primeira votação é “só fumaça”? Pelo contrário… é crucial!

Agora que os cardeais estão reunidos vale a pena desmistificar: Afinal é o Espírito Santo que escolhe o Papa, ou não? Podem ver aqui a transcrição completa da entrevista a Maria Cortez de Lobão sobre este assunto.

Como sabemos, todos os cardeais e conclavistas juram guardar silêncio. Contudo há quem desconfie de fugas de informação neste conclave… veremos se se confirma ou não. Podem ver aqui a transcrição completa da entrevista.


Ontem a Renascença fechou o ciclo de “retratos” da Igreja no mundo. Com a ajuda do padre Duarte da Cunha, olhámos mais de perto para a Europa. Mais uma vez, aqui pode ver a transcrição completa da entrevista.

O dia começou com uma missa presidida pelo Cardeal Angelo Sodano. Na homilia ele pediu unidade e amor para a Igreja. Banal? Não se tivermos em conta os recentes escândalos e recados internos de Bento XVI sobre o assunto.

Enfim, por aqui e na RR terão sempre acesso às novidades. Entretanto podem ler aqui o perfil do segundo cardeal português no Conclave, D. Manuel Monteiro de Castro.

No comments:

Post a Comment

Partilhar