Monday 11 November 2013

Filipinos chocados e padres envergonhados

O questionário preparatório para o Sínodo sobre a Família continua na ordem do dia. Uma das secções é sobre a forma como a doutrina sobre as questões da sexualidade e da vida são conhecidas. A especialista Mary Anne d’Avillez diz que são pouco conhecidas e que a culpa é, em parte, dos padres que têm vergonha de falar destes assuntos.


Este questionário é um assunto que será sem dúvida discutido por estes dias na reunião plenária da CEP. Mas pelo discurso do Patriarca de Lisboa, mais virado para os problemas do trabalho e da ideologia do género, não será propriamente uma prioridade.

Ainda em relação ao inquérito, o blog Religionline tem as perguntas publicadas e convida os seus leitores a responder, prometendo fazer chegar as opiniões à CEP.

Claro que a tragédia nas Filipinas esteve no centro das atenções. O Papa falou do assunto ontem e hoje enviou ajuda concreta. A comunidade filipina em Lisboa está “em estado de choque”, mas fortalecida pela oração.

No sábado o Papa recebeu em audiência um contingente de pessoas com deficiência física e mental, e seus familiares. Pediu-lhes que não tenham vergonha de ser um tesouro da Igreja e depois passou pelo menos uma hora a saudar pessoalmente os presentes… se calhar foi mais, às tantas tive de mudar de canal.

Duas sugestões para o Natal (não são só os centros comerciais que acordam cedo para esta realidade): O novo livro “A Lista de Bergoglio” e também qualquer artigo da campanha de Natal da fundação Ajuda à Igreja que Sofre, cujos proveitos revertem na íntegra para os refugiados sírios.

Termino com uma sugestão. Dias 22, 23 e 24 decorre o “Meeting de Lisboa”, organizado pelo movimento Comunhão e Libertação. Podem consultar aqui o programa mas destaco as presenças de figuras tão variadas como D. Manuel Clemente, o surfista de ondas gigantes Garrett McNamara e o pastor e cantor de punk rock Tiago Cavaco, que participa numa mesa redonda sobre o gigante Chesterton.

No comments:

Post a Comment

Partilhar